sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Resenha do Filme O Quarto Poder

O filme o quarto poder de Costa Gravas enfatiza claramente o poder que a mídia tem em abordar assuntos na sociedade. A forma como os jornalistas abordam os conteúdos é quem vão da o resultado final da noticia. Desta forma as notícias anunciadas na televisão muito influenciam e repercutem na vida social de cada pessoa. Acredito que deva haver um grande debate com relação até onde vai a liberdade da imprensa, ou pelo menos quais são os limites da imprensa, pois muitas vezes esse descontrole acaba afetando o sentimento das pessoas. Podemos perceber no próprio filme que quando a mídia anuncia uma notícia condenando uma pessoa todo mundo fica contra aquela pessoa. Porém quando a mídia enfatiza um assunto a favor de uma pessoa todo mundo aponta-o como o coitadinho.
O filme tem como principais personagens o jornalista Max Brackett e Sam baily que é um ex-funcionário. Pelo que pude entender os dois possuem objetivos em comum, pois ambos queriam reconquistar o seu bem estar social. O jornalista queria continuar vivendo a situação daquele momento, já o ex-funcionário queria reconquistar seu emprego. Apesar de muitos aspectos em comum, os personagens principais do filme possuem uma conduta diferente um do outro, pois o jornalista às vezes tentava abordar matérias que afetava a vida das pessoas, distorcendo os fatos reais para as calúnias, onde desta forma o seu objetivo principal era conseguir uma postura social e manter em seu trabalho. O ex-funcionário, porém mesmo com toda frustração psicológica por ter perdido seu emprego era pessoa integra e tinha ética moral, mas num momento de descontrole, pois queria reconquistar seu emprego entrou no museu armado e tentou fazer com que sua chefa ouvisse-lhe e assim, foi taxado pela mídia como seqüestrador o que era muito diferente de sua realidade. Diante deste fato, percebemos claramente o poder da mídia na opinião das pessoas, pois mesmo o jornalista conhecendo todas as dificuldades do ex-funcionário ele não deixou de publicar a matéria, pois sabia que iria lhe render audiência e repercussão.
Já o documentário Muito Além do Cidadão Kane do diretor Simon Hartog, possui uma forte relação com o filme o quarto poder, pois é um documentário onde trata das relações da rede globo de televisão onde tem como representante Roberto Marinho, com a situação política da época. Este documentário foi produzido pela BBC de Londres e foi muito discutido, pois também foram escondidas muitas realidades políticas, o que fazia da sociedade um povo alienado.
Portanto, a mídia televisiva muito afeta a vida social das pessoas. A maneira como são divulgadas as notícias, a audiência que pode repercutir para a emissora, então tudo isso, faz com que haja esse descontrole de informações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário